Alterar descrição na fatura do cliente

É muito comum no Brasil o uso de nomes fantasias em empresas, de forma que a razão social seja algo mais formal e que os nomes comerciais ou produtos tenham um enfoque mais relacionado ao marketing envolvido.

Para exemplificar, consideremos um cliente nosso cuja a razão social é Pagamento Expresso Ltda. mas o seu principal produto tenha o nome Delivoro. A empresa deseja que o nome Delivoro seja exibido nas faturas dos cartões de crédito dos clientes pois fica mais fácil de relacionar a despesa com um produto que o cliente conhece e usa, ao invés do nome da empresa, que não é tão amplamente divulgado quanto o nome do próprio produto.

O problema é que ao homologar um estabelecimento junto a CIELO, não é mais possível solicitar que o nome da empresa apareça de outra forma na fatura do cartão de crédito do cliente. O padrão é que seja exibida um subconjunto da razão social, composta por até 13 caracteres alfa-numéricos.

Felizmente é possível enviar um parâmetro para a API durante o processamento de uma venda que determinará como aquela cobrança aparecerá na fatura do cartão de crédito do cliente. Esse parâmetro é o venda.descricaoFatura.

Mas ter que sempre enviar esse parâmetro é uma estratégia que possui um ponto de falha. Caso o desenvolvedor se esqueça de incluir esse campo nas transações, o nome que apareceria na fatura do consumidor seria a razão social.

Para evitar esse problema, agora é possível digitar uma descrição padrão nas faturas dos clientes acessando o menu Configurações -> Dados da Empresa e clique na aba Avançado.

Alterar a descrição padrão nas faturas

Aí basta digitar o nome desejado no campo Descrição na Fatura, lembrando que apenas letras, números e espaços em branco são permitidos, não podendo digitar símbolos como pontos, por exemplo.

Fica mais essa dica para os nossos usuários. Boas vendas !